FUNDÃO - 2014
Numa organização conjunta da FNAP, da PINUS VERDE – Associação de Desenvolvimento, Câmara Municipal do Fundão e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, realiza-se- de 24 a 26 de outubro no Pavilhão Multiusos do Fundão, a 13ª edição da FEIRA NACIONAL DO MEL, e o XV Fórum Nacional de Apicultura.
Ambos os certames fazem já parte do calendário apícola nacional, sendo não só o ponto de encontro dos apicultores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores com as principais empresas fornecedoras de fatores de produção a operar na fileira apícola, mas também a principal mostra da diversidade e qualidade dos produtos da apicultura nacional, constituindo a oportunidade ideal para a sua divulgação, quer junto dos consumidores, quer dos principais operadores do mercado nacional e internacional do mel.
No sábado dia 25 de outubro decorrerá , no Edifício Octógono do Fundão, o XV FÓRUM NACIONAL DE APICULTURA, um espaço que se pretende aberto à discussão entre apicultores, dirigentes associativos, técnicos, investigadores e os responsáveis pelas entidades oficiais com competências no sector apícola.
Para além da apresentação dos projectos de investigação aplicada em curso no âmbito da Medida 6 do PAN 2014-2016, do programa destacamos a mesa redonda dedicada ao Mercado de Mel, onde se junta a produção, a distribuição, e o comércio, e cujo objetivo é discutir e analisar o presente e a evolução da produção nacional de mel.
Onde ficar – lista de unidades hoteleiras da região
FEIRA NACIONAL DO MEL
A 13º Feira Nacional do Mel, decorre no Pavilhão Multiusos do Fundão, um moderno equipamento com todas as condições e requisitos necessários para receber os expositores participantes na Feira, mas também e sobretudo os visitantes.
Acessos:
- Autoestrada A23, saída FUNDÃO SUL
- Estrada das Beiras
- Estrada Nacional 18
Veja a seguir o programa completo da 13ª Feira Nacional do Mel, e mais abaixo descarregue a ficha de inscrição e consulte o respectivo regulamento.
Consulte aqui Regulamento da 13ª Feira Nacional do Mel
WORKSHOPS
Informação brevemente disponível
PROGRAMA DE ACOMPANHANTES
Inicie a sua visita pelos caminhos do xisto e encontre a aldeia da Barroca, onde poderá viajar ao passado desvendando as gravuras rupestres que se encontram nas margens do rio Zêzere. O Centro de Interpretação de Arte Rupestre, na Casa Grande é o local ideal para compreender a história destas figuras.
Em Janeiro de Cima, outra aldeia do xisto, cruzam-se elementos paisagísticos, históricos, etnográficos e culturais, numa descoberta constante. Assim, conheça o Parque Fluvial onde poderá embarcar numa viagem pelo rio e a Casa das Tecedeiras onde artesãs trabalham o linho em tear manual, criando peças únicas que decerto quererá levar para casa.
Integrada na rota das Aldeias Históricas de Portugal, em Castelo Novo descobre-se o encanto do seu castelo, das casas beirãs, dos solares, complementadas pela pureza da água que brota do granito das suas fontes e da paisagem natural da serra da Gardunha. Continue a sua viagem pela história e em Alpedrinha, ao subir a calçada romana, depara-se com a imponência do Palácio do Picadeiro, edifício construído nos finais do séc. XVIII. Este solar barroco propõe ao visitante uma viagem pelo território do concelho recorrendo a tecnologias virtuais.
Consulte aqui o programa de acompanhantes e a faça a sua inscrição
Programa do Passeio de Acompanhantes
Ficha de Inscrição do Passeio de Acompanhantes
Organização:
- FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
- PINUS VERDE – Associção de Desenvolvimento
- Câmara Municipal do Fundão
- Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro
Inscrição Feira
Para visualizar toda a informação sobre o forum, por favor clique aqui!
Sem comentários:
Enviar um comentário