Caracterização do apicultor

Inquérito sobre o impacto da vespa asiática na atividade apícola

A APIMIL está a realizar um questionário para perceber o impacto que a vespa asiática está a ter na apicultura, não tendo por isso qualquer exploração comercial. Preencha aqui o questionário.

Iconhttps://drive.google.com/open?id=1eK0kBuIOARtU8LJMye0w9nkMbXy0nxDzE94aAPJNSGA

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ninho de vespas asiática ( Vespa Velutina)

Fica aqui esta imagem para dar conhecimento aos apicultores, pois estas são causadoras de muitas mortes de colmeias saudáveis, e que neste momento estão a invadir vários países. Quem encontrar é favor comunicar!

Com os melhores cumprimentos



30 comentários:

  1. É oficial,infelismente já está em Portugal Continental.
    Foi descoberta em Setembro de 2011,em dois apiarios de Viana do Castelo.
    Freguesias de Torre e Nogueira.
    Confirmado pelo Entomologista Eng. José Silva, nas Jornadas Apiculas em V.N. de Cerveira.
    Abraço, Nuno Amaro.

    ResponderEliminar
  2. Apicultor que sou com um numero pequeno de colmeias este ano destrui dois desses enxames predadores de abelhas um deles tinha cerca de 70cm de diametro e quase 80cm de comprimento e guardo algumas fotografias que lhes tirei em Agosto deste ano antes de os destruir, vivo nas encostas do rio vouga concelho de Oliveira de Frades e ca estarei para dar luta a esses asiaticos que nao só querem comprar o nosso pais como invadilo de predadores que se começam a ver por todo lado e a dar cabo do pouco que nos resta das nossas colmeias mas eu gosto é de luta e vou ter que passar mais tempo no apiario para as enfrentar.

    ResponderEliminar
  3. Usem os ninhos capturados. Sao a melhor forma de apanhar novas rainhas na primavera seguinte.

    Fecham o ninho num saco plstico e congelam tudo!, depois de tudo morto, quardem o cabasso.

    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  4. ESTAS VESPAS FAZEM NINHOS NO CHAO??? O VERAO PASSADO ENCONTREI NO QUINTAL UM NINHO COM UMAS ABELHAS OU VESPAS DIFERENTES DAS QUE COSTUMO VER MAS DEIXEI ESTAR...VOU CONFIRMAR SE AINDA LA ESTAO E COMUNICAR Á PROTECÇAO CIVIL CASO SEJAM DESSAS

    ResponderEliminar
  5. Confirmada a presença da vespa velutina (negra) no concelho de Esposende, só falta localizar o ninho.
    Alguém sabe um método eficaz de o fazer além de bater a mata?

    ResponderEliminar
  6. Caro! Existe a possibilidade de enviar uma foto da dita vespa para apimil@sapo.pt?.
    Já fomos informados da localização e identificação da vespa no concelho de Esponsende em várias localidades!
    A colocação de armadilhas é importante para diminuir a predação da dita vespa! Ver neste blog como se faz armadilhas e respectivo isco

    ResponderEliminar
  7. Confirmada a presença da Vespa Velutina (asiática), no concelho de Chaves.
    Ainda não consegui localizar qualquer ninho, mas andam em quantidade nos meus diversos apiários.

    ResponderEliminar
  8. sou de barcelos muito perto de Esposende e elas já deram com as minhas colmeias! mas ninho nem velo

    ResponderEliminar
  9. Eu não sou apicultor sou de Vila Franca de Xira e nos últimos meses comecei a ver uma quantidade de vespas anormal no meu quintal e dos vizinhos, estas vespas têm um tamanha maior , e patas maior que as normais, destruí a construção de um ninho por volta de Abril na caixa de correio de minha casa ,possivelmente uma rainha desta raça, mas estamos em Setembro que é a época de reprodução delas e estão em números superiores, estou a fazer armadilhas em redor do quintal , mas eu não sei que fazer mais , pois estou em plena cidade , mas perto das Lezírias , será que devo contactar a protecção civil ou bombeiros?

    ResponderEliminar
  10. já foi visto um ninho da dita vespa asiática em Carreira Barcelos. já foi avisada a proteção civil. o ninho é enorme e está situado no topo de um pinheiro bastante alto.

    ResponderEliminar
  11. Caros,
    Sou também apicultor. Tenho alguns apiários na região sul do País, mais concretamente junto do Cercal do Alentejo. Há mais de um ano que coloco armadilhas para vespas nas imediações das minhas colmeias. Este ano, a partir de Junho comecei a encontrar vespas muito maiores que as que se encontram habitualmente. Depois verifiquei a presença das mesmas junto das colmeias e o trabalho que fazem é apanhar as abelhas quando entram ou saiem da colmeia, quando as vespas caiem no chão com a abelha esta já tem a cabeça decepada. Penso que estou mesmo a falar da vespa velutina?
    Já procurei o ou os ninhos nas proximidades dos apiários mas sem sucesso, também não sabia bem o que procurar.... Agora vi no vosso blog fotos dos ninhos. Vou procura-los melhor agora sabendo o aspecto que têm.

    ResponderEliminar
  12. Vespa asiática, confirmada no concelho de S. Pedro do Sul

    ResponderEliminar
  13. Bom dia! Na zona do Minho, quem devo contactar para destruir um "ninho"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      No ano passado deveria contactar ou os bombeiros de Viana do Castelo ou a Protecção Civil, mas não sei se continuam a fazer esse serviço devido aos custos envolvidos.

      Experimente a entrar em contacto com o Alberto Dias - 963 150 782 pode ser que ele o consiga ajudar.

      Eliminar
  14. Detetei uma vespa a devorar uma abelha em Moreiras (Chaves). Tenho fotografias da espécie. Não sei onde se encontra o ninho, nem moro na zona. Mandei um mail à DGAV com a informação do local e uma fotografia da vespa.

    ResponderEliminar
  15. Passei por aqui á procura de modo de matar a vespa asiatica , pois encontrei um ninho junto do meu cultivo. Como não vi resposta, procurei on-line, partilho o que achei.

    http://qz.com/136711/the-best-way-to-kill-chinas-deadly-giant-hornets-with-a-divine-gun-and-a-hornet-pouch/

    ResponderEliminar
  16. Sou de Frende-Baião e já encontrei vespas a comer pêras da árvore, "são bem grandes" mas o ninho delas é dificil encontrá-lo...

    ResponderEliminar
  17. Sou de Panque -Barcelos e hoje identifiquei abelhas/vespas de um tamanho exagerado e de cor escura no quintal cá em casa. Pesquisei e as que mais se assemelhavam com elas é a Asiática. Bate tudo certo, exceto a localização do ninho, que em vez de ser no alto de uma arvore, é dentro de um muro em terra. Isto deixa-me em duvida. mas os bichos são muitos e enormes, e a entrada e saída do muro é constante. Elas já ferraram nos meus bichos de criação, já as vi em frutos e atualmente esvoaçam entre madeira recém cortada...
    Devo contactar alguém ou não deverá ser a mesma espécie?

    ResponderEliminar
  18. eu não sei se serve de ajuda mas de qualquer forma vou divulgar uma técnica eficaz para matar abelhas eu tenho uma quinta com vários anexos e de vez em quando tenho que fazer obras ou de qualquer forma remover vespereiros enormes que por la se formam e como os inseticidas são caríssimos e e não muito fáceis de aplicar a distancia comecei a usar um pulverizador com gasóleo ou petróleo e vos digo e altamente eficaz não voam mais e morrem muito rapidamente tenho dito T.Z. em caso de duvida 965724877.

    ResponderEliminar
  19. Hoje matei no quarto da minha irma uma vespa do tamanho de um polegar de um homem adulto. O zumbido era muito maior que o de uma vespa normal o que me levou à procura sobre informações acerca desta espécie de vespaS e chego à conclusão que o tamanho e descrição de vespaS asiáticas é igual à que encontrei no quarto. Não sei se há cá colmeias ou não. Eu vivo na cidade de Mangualde no distrito de Viseu. Queria comunicar o caso e tenho uma foto do bicho morto. Se quiserem entrar em contacto para analisarem a fotografia e descobrir se era mesmo uma vespa asiática contactem 960385062

    ResponderEliminar
  20. Ontem matei uma vespa dessas dentro da minha casa,já não é a primeira.no verao passado também,só não sabia o que era. Devo comunicar a alguém?devo guardar algum bicho pra levar a alguém? Devo ter algum cuidado especial ao matar com o chinelo?li que eles libertam toxinas quando se sentem ameaçadas,e fiquei com medo.qualquer ajuda é bem vinda.sou de amarante.

    ResponderEliminar
  21. Tenho uma composteira, onde nesta altura deito fruta que cai das árvores. Por isso muitas abelhas vão lá. Ontem quando ia deitar mais alguma fruta, deparei-me com uma vespa grande e diferente das que costumo ver. Desviei-me e fiquei a observar. Ela voava quase parada perto dos orificios onde as abelhas e outros insetos entram e saiem da composteira. Passado uns instantes, sai uma abelha e a vespa atacou-a de seguida, e via a afastar-se com a abelha presa. Não tenho dúvidas que é a vespa asiática. Sou de Guimarães. Devo dar conhecimento a alguma autoridade?

    ResponderEliminar
  22. Sou de Barcelos, Areias S. Vicente. Há cerca de dois dias junto da minha varanda no 2º andar deparei-me com um tipo de vespa invulgar. Consultei na Net e verifiquei que era a vespa asiática ou velutina. Vivo perto de pinheiros e vejo-as a sobrevoar e a quantidade delas aumentou significativamente. Pelo facto de elas estarem sempre por perto deixei de puder ter as janelas abertas. Ontem por uma janela de uma casa de banho reparei num ninho construído por elas no cimo de um caleiro distanciado da janela 1,5 m e mais ou menos lateral por cima da minha janela. Já são muitas. Conto-as a olhos vistos a sobrevoar a entrada do ninho ás dez ou quinze de cada vez. O que devo de fazer? Quais são as autoridades competentes para este assunto!? Nota: já enviei um mail para a Junta, mas ainda espero a resposta.

    ResponderEliminar
  23. Hoje identifiquei um ninho com o aspecto de uma pera e bastante grande no cimo de uma árvore! Quem devo alertar sobre este sucedido?
    Zonas das sete fontes- Braga

    ResponderEliminar
  24. Em sever do Vouga também apareceram em força nas minhas abelhas e nas dos meus colegas

    ResponderEliminar
  25. Em sever do Vouga também apareceram em força nas minhas abelhas e nas dos meus colegas

    ResponderEliminar
  26. Já comuniquei às autoridades o aparecimento de um enxame num terreno dos meu pais em Rocas do Vouga- Sever do Vouga. GNR e Bombeiros ficaram de resolver o problema...

    ResponderEliminar
  27. Tenho abelhas asiaticas num chorao em minha alguém me poderá dizer qual o melhor inseticida para utilizar é que para mal do meus pecados não consigo localizar onde se encontra o ninho pois no meio de tanto ranco não se vê obrigado

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde, conhecem alguma empresa com capacidade para eliminar as vespas de um ninho numa árvore mas sem cortar a árvore? Tenho um caso que já está referenciado mas ás autoridades não podem cortar a árvore pois o dono não deixa. Preciso de alguém capaz de subir e matar as vespas. Obrigado. Ja agora, sabem se o dono da árvore pode impedir de a cortarem se for necessário?

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde, conhecem alguma empresa com capacidade para eliminar as vespas de um ninho numa árvore mas sem cortar a árvore? Tenho um caso que já está referenciado mas ás autoridades não podem cortar a árvore pois o dono não deixa. Preciso de alguém capaz de subir e matar as vespas. Obrigado. Ja agora, sabem se o dono da árvore pode impedir de a cortarem se for necessário?

    ResponderEliminar