Caracterização do apicultor

Questionário de Caracterização do Apicultor

A APIMIL está a realizar um estudo da caracterização dos apicultores na sua zona de acção. A sua opinião conta para definirmos novas estratégias de actuação! Preencha aqui o questionário.

Iconhttps://docs.google.com/forms/d/1fQOOW3fytBMQqEVJ9n_Aap_7WW0FM9N7DWKBS8hQR1c/viewform

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Estudo sobre Loque Americana - LabApis UTAD

Olá, boa tarde 
 
 
 
O LabApis está a realizar um estudo sobre loque americana, infelizmente, bem conhecida dos apicultores. Tem dois objectivos principais: conhecer a prevalência dos esporos de Paenibacilus larvae (bactéria causadora da loque americana) no mel e na cera; conhecer quais as estirpes que causam a doença em Portugal.
Assim os apicultores interessados em saber se a sua cera contém esporos viáveis devem mandar cerca de 10g de cera (o que corresponde mais ou menos a uma área de 10cm*10cm de cera laminada). Para o segundo objectivo podem enviar um pedaço de favo com sintomas de loque (ver o teste do palito na imagem anexa), com dimensões de 5cm*5cm, devidamente acondicionado em folha de alumínio ou filme de cozinha. Para o mel 50g é suficiente. As amostras devem de ser acompanhadas com indicação da freguesia, concelho e distrito do apiário (a indicação do nome do apicultor é facultativo, podem indicar simplesmente um email para ser enviado o resultado). É garantida total confidencialidade. Serão considerados para efeito do estudo as primeiras 50 amostras a chegar de cada tipo, podendo eventualmente viar a ser alargado o número. Agradece-se aos interessados que sejam breves no envio das amostras, preferencialmente antes do fim de agosto.
Muito obrigado
 
Com os melhores  cumprimentos
 
 
Paulo António Russo Almeida
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Laboratório Apícola da UTAD
Departamento de Zootecnia
5000-801 Vila Real
 
Tel. 259350432
Fax: 259350482
http:labapis.utad.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário