Caracterização do apicultor

Questionário de Caracterização do Apicultor

A APIMIL está a realizar um estudo da caracterização dos apicultores na sua zona de acção. A sua opinião conta para definirmos novas estratégias de actuação! Preencha aqui o questionário.

Iconhttps://docs.google.com/forms/d/1fQOOW3fytBMQqEVJ9n_Aap_7WW0FM9N7DWKBS8hQR1c/viewform

terça-feira, 24 de maio de 2016

IMPORTANTE - Alteração da Lista de Produtos Fitofarmacêuticos (usos Menores)

IMPORTANTE - Alteração da Lista de Produtos Fitofarmacêuticos (usos Menores)

 
 
Em Portugal, a utilização de produtos fitofarmacêuticos está restrita à autorização do nome comercial dos mesmos por cultura.
Os operadores controlados pela NATURALFA, no âmbito dos referencias de certificação GlobalG.A.P, Produção Integrada e Agricultura Biológica têm de cumprir com esta situação.
Muitas das culturas que controlamos são consideradas Culturas Menores, como por exemplo: Mirtilos, Framboesa, Groselha, Kiwis, etc.
Culturas Menores, são culturas com pouca expressão. Também se considera, para efeitos de utilização de produtos fitofarmacêuticos, usos menores, a utilização de produtos fitofarmacêuticos em culturas importantes no combate a inimigos, mas com pequena incidência.
No site da DGAV (clique em Extensões de Autorização de Produtos Fitofarmacêuticos concedidas para as Utilizações Menores para descarregar a Lista) está disponivel a Lista de Produtos Fitofarmacêuticos para usos menores (última lista publicada: 30/03/2016).
Esta lista tem sofrido várias atualizações nos últimos meses, e como consequência, vários produtos fitofarmacêuticos têm sido retirados, assim como também têm sido adicionados novos produtos fitofarmacêuticos. A título de exemplo, até 29/02/2016 o produto Roundup estava autorizado para a cultura Mirtilos, no entanto nesta data deixou de estar autorizado, tendo sido introduzido outro produto com a mesma susbtância ativa, o Rontrat Plus. Isto significa que a partir de 29/02/2016 os produtores de Mirtilo não podem utilizar o Roundup, como alternativa poderão utilizar o Rontrat Plus.

Assim, antes da aquisição de um produto fitofarmacêutico o produtor deverá:
1º Consultar a lista de produtos fitofarmacêuticos na sua versão mais atualizada (consultar site da DGAV)
2º Verificar se o produto fitofarmacêutico é adequada à finalidade pretendida
3º Adquirir e utilizar somente os produtos que constam na lista na data da aplicação
4º Cumprir com as doses, n.º de aplicações e períodos de aplicação indicados na lista
5º Caso possua em armazém algum produto que tenha sido retirado da lista, identificá-lo como Obsoleto e não utilizá-lo

 Contactos:
Rua da Praia, 180 - 4515-175 Foz do Sousa - Gondomar
Telf: +351 224 541 215 | Fax: +351 224 541 215
Email: geral@naturalfa.pt


 

Sem comentários:

Enviar um comentário