Caracterização do apicultor

Questionário de Caracterização do Apicultor

A APIMIL está a realizar um estudo da caracterização dos apicultores na sua zona de acção. A sua opinião conta para definirmos novas estratégias de actuação! Preencha aqui o questionário.

Iconhttps://docs.google.com/forms/d/1fQOOW3fytBMQqEVJ9n_Aap_7WW0FM9N7DWKBS8hQR1c/viewform

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Nota de atenção: Taxa de Infestação da Varroa e Alimentação

Bom dia

Nesta altura do ano tem-se verificado que em apiários da nossa associação existe uma heterogeneidade da taxa de infestação da varroa, ou seja, após a aplicação dos produtos para o tratamento deste ácaro algumas colónias têm baixas taxas de infestação  e outras continuam com taxas de infestação elevadas em colónias do mesmo apiário.
Assim, apelamos para que observem o estado sanitário das vossas colónias e contactem o técnico da associação para que possa haver um apoio de campo. Esta situação deve-se, em parte, ao excesso de população e de criação na colónia que promove o crescimento e desenvolvimento da varroa nas nossas colónias.

Por outro lado, é importante que os apicultores verifiquem o estado de reservas das colónias.  Infelizmente, o estado do tempo (elevadas precipitações e amplitudes térmicas) não ajudam as nossas abelhas a armazenar reservas. Assim sendo, apelamos que os apicultores associados verifiquem a necessidade de recorrer a alimentação artificial nas colónias, para colmatar possíveis falhas nas reservas das colónias.

 
Relembramos que a APIMIL irá realizar uma ação de formação nos Arcos de Valdevez, no dia 30 de abril de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário